sábado, 13 de junho de 2009

De volta para o presente: DeLorean torna a ser fabricado

Maior fornecedor de peças para o veículo resolve voltar a fabricar o modelo feito de aço inox mais famoso do mundo.

O DeLorean DMC-12, ou simplesmente DeLorean, para mais íntimos, teve cerca de 9.200 unidades fabricadas de janeiro de 1981 a dezembro de 1982. Além de ser um dos protagonistas da trilogia “De volta para o futuro”, o carro também ficou famoso por suas portas “asa de gaivota”, pelo desenho, criado por Giorgetto Giugiaro, por sua carroceria de plástico revestida de aço inox e por seu triste final, meio à moda Tucker, quando seu criador, John De Lorean, foi preso acusado de tráfico de drogas, em outubro de 1982, e a fábrica faliu, em dezembro do mesmo ano. De Lorean era inocente, mas já era tarde para reverter a situação. Quase 25 anos depois, o DeLorean volta às manchetes, mas por um motivo mais feliz: a retomada de sua produção.

Depois que a fábrica original, localizada em Dunmurry, na Irlanda do Norte, foi fechada por ordem do governo de lá, as máquinas e equipamentos de produção do carro foram enviados para Columbus, no estado norte-americano de Ohio, entre 1983 e 1984. De lá, em 1997, passaram às mãos do empresário texano Stephen Wynne, que fundou a DeLorean Motor Company com a finalidade de reparar os 6.500 DeLorean DMC-12 que, estima-se, ainda rodam, a maioria deles nos EUA.

A procura pelos serviços de reparo era muita, mas o curioso é que muitos dos que iam à DMC queriam mesmo era um DeLorean. De olho neste filão, a empresa passou a vender DMC-12 usados e com garantia. Deu tão certo que a DMC, que comprou também o logo original da empresa e o direito de fabricar o carro, passou a estudar essa possibilidade. Afinal ela já tinha tudo que era necessário para isso... E a reação do público também foi positiva, tanto que, agora, já é possível encomendar um DeLorean novinho na página da companhia texana (www.delorean.com).

“Em 2008, planejamos construir 12 carros, com início no segundo trimestre do ano que vem, e 24 unidades em 2009. Para 2010 e 2011 planejamos o mesmo ritmo”.

Os carros serão fabricados com peças originais. Elas nunca foram usadas: estavam reservadas para os DMC-12 que estavam programados para sair da linha de produção e que não haviam conseguido... pelo menos até agora! “Temos centenas de motores novinhos, na caixa, importados da Irlanda, com três pacotes de melhoria de desempenho, incluindo um com compressor mecânico”, disse Espey. (James Espey, vice-presidente da DMC).

Os pacotes devem ter uma grande demanda, já que o motor original, um V6 de 2.849 cm³ produzido em conjunto por Peugeot, Renault e Volvo, produzia originalmente apenas 132 cv, um número que não há de agradar àqueles que esperam de um carro tão bonito um desempenho condizente. Na página atual de compra de um novo DeLorean há uma opção de motor de alta performance, aspirado, de 200 cv. Com o compressor, a potência deve ficar ainda mais interessante.

Um DeLorean DMC-12 novinho em folha custará US$ 57,5 mil, cerca de R$ 115 mil. Com o motor de alta performance, passa para US$ 63,25 mil, fora os outros pacotes que podem ser acrescentados, como suspensão esportiva, com molas Eibach (mais US$ 399), faróis de xenônio (outros US$ 249) e por aí afora. Isso, evidentemente, nos EUA, sem impostos.

Para trazer um para o Brasil, o valor seria de pelo menos o dobro, mas esse nem deve ser o maior problema. O que vai exigir mais do consumidor será a fila de espera, que a DMC não tem a menor intenção, por enquanto, de reduzir. “Não queremos começar produção em larga escala deste carro, preferindo nos manter como uma empresa de volumes baixos, que realmente pode se focar em atender aos desejos de nossos clientes”, disse Espey.

Experiência como essa, de ter um antigo novo em folha, era reservada apenas aos interessados em um Allard J2X MkII ou em um Triumph GT6. Com o DeLorean, a lista começa a ficar mais extensa.

Fonta: Webmotors

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Nova Ranger é flagrada na Argentina

Participantes de um fórum na internet sobre a Ford Ranger da Argentina flagraram a picape com uma nova frente. O utilitário chegará até o final do ano com novos farois, grade, para-choques, capô, molduras laterais e novas maçanetas das portas. A frente será baseada na Ranger vendida no Chile e em alguns países asiáticos, onde é oferecida com a marca Mazda.


A picape é fabricada em Pacheco, na Argentina e é a mais vendida de sua categoria no país vizinho, onde deverá ser lançada em julho. Aqui a reestilização deve surgir no final do ano, sendo a maior novidade um motor flex.

Fonte: icarro

Mitsubishi i-Miev chega em versão final


Inspiração de desenho para o Tata Nano, finalmente chega a versão final do Mitsubishi i-Miev. O elétrico é lançado no Dia Mundial do Meio-Ambiente com autonomia de 160 quilômetros. Ele pode ser recarregado em tomada de 110 V ou 220 V demorando 7h ou 14h respectivamente.

A operação pode ser feita também em postos de carga rápida disponíveis por enquanto somente no Japão. Assim ele pode ter 80% da carga em apenas meia hora.

As vendas devem começar em regime de leasing até o final deste ano. Segundo a fabricante, serão 1.400 unidades disponíveis desta forma. A venda pública deverá começar em abril do ano que vem, com encomendas abertas já agora em junho. A previsão é de vender 15 mil unidades em todo o mundo até 2012.

Fonte: icarros

domingo, 7 de junho de 2009

Hyundai i30 será lançado nesta Terça-feira no Brasil

Apresentado ao brasileiro no Salão de São Paulo do ano passado, o hatch Hyundai i30 finalmente será lançado aqui no Brasil, nesta Terça-feira. O modelo já pode ser encomendado nas concessionárias da marca desde o fim do mês passado.

Bem acabado e equipado, a montadora coreana espera repetir o sucesso do Sedã Azera. O i30 será vendido apenas na versão GLS, que por R$ 54.000,00, já sai de fábrica com ar-condicionado, direção hidráulica e trio elétrico, rodas de liga leve de 17”, airbags frontais e de cortina, freios ABS com EBD e retrovisores externos com rebatimento elétrico.

Na configuração mais completa, ele conta ainda com teto solar, airbags laterais, ar-condicionado com controle digital e câmbio automático, mas não sai por menos de R$ 69.900.


Seu visual agrada. Sua traseira, segundo a Hyundai, foi inpirada no BMW Série 1. Embora seja um hatch, seu porta-malas têm a mesma capacidade do Civic, que nem é tão completo assim.

Seu motor é um 2.0l, a gasolina, que gera 143 cavalos de potência a 6.000 rpm e entrega torque de19 kgfm a 4.600 rpm. Por não ser bicombustível, seu motor pode ser um ponto fraco do modelo. Dentre seus concorrentes diretos, apenas o Novo Focus hatch não é, mais se tornará Flex até o fim deste ano.
Preços para todas as configurações do i30:

I30 GLS 2.0 Manual, com air bag de cortina e ar digital
R$ 54.000,00
I30 GLS 2.0 Manual, com teto solar
R$ 58.000,00
I30 GLS 2.0 Automático, com air bag de cortina e ar digital
R$ 58.000,00
I30 GLS 2.0 Automático, com teto solar
R$ 63.000,00
I30 GLS 2.0 Automático, com teto solar, air bag de cortina e ar digital
R$ 69.900 00

Fonte: Motorpasion