sexta-feira, 21 de maio de 2010

País pode produzir cinco milhões de carros em 2015

Argentina tem um carro para cada cinco habitantes. Brasil tem um para nove.

O Brasil deverá produzir cinco milhões de carros em 2015, conforme previsão do presidente da Fiat, Cledorvino Belini, que falou para líderes empresariais em São Paulo.

Belini - que neste ano passou a fazer parte do conselho mundial do grupo Fiat - argumentou que para atingir a mesma relação carro/habitante que a Argentina, o Brasil teria de aumentar a frota circulante em 15 milhões de unidades. A Argentina tem um carro para cada cinco habitantes. O Brasil tem um para nove.

Para ele, o mercado automobilístico brasileiro tem potencial para continuar crescendo nos próximos anos, impulsionado pela forte recuperação do ritmo de atividade econômica, pelo aumento da oferta de crédito e também pela entrada de novos consumidores no mercado.
Dos cinco milhões, quatro serão vendidos no mercado interno. O ano de 2009 deve fechar com 3,1 milhões. Seria um aumento de 29% em cinco anos. Não é muito. O mercado pode crescer até mais do que isso. Em 2007 cresceu 25%, em 2008, 5% e, neste ano de crise, deve chegar aos 10%.

O outro milhão deverá ser exportado. Curioso é que o presidente da Fiat disse que para se chegar a esse patamar é preciso que haja investimento no transporte de massa.
É verdade: o transporte público vai permitir que o cidadão faça melhor uso do seu carro. Ele usa o ônibus ou o metrô no dia a dia e deixa o carro para o fim de semana. Pode comprar um carro maior, mais confortável e usá-lo menos, ajudando a reduzir a poluição e o trânsito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário