sexta-feira, 9 de julho de 2010

Cuidados com os discos de freio


Apesar de o disco de freio ser tão importante quanto as pastilhas, muitas vezes é negligenciado pelo proprietário do veículo. Os dois componentes devem estar isentos de riscos (sulcos) e pontos duros. Um disco muito fino deforma-se e pode não suportar o calor da frenagem.

Cuidados na pré-montagem – Para evitar que o cliente tenha problemas de estabilidade durante a frenagem, procure trocar os discos e tambores em pares. Isso evita que ocorram variações de espessuras entre as peças. Troque os discos e os tambores de acordo com o manual de especificações do veículo ou quando a espessura da superfície de frenagem estiver inferior à dimensão indicada pelas letras ESP.MIN.
Remova o material anticorrosão (protetor) e limpe a flange de montagem com a ajuda de um desengraxante adequado, que pode ser álcool. Evite a contaminação por produtos derivados de petróleo, cuja utilização danifica todo o material de atrito das pastilhas, lonas de freio e borrachas.
Revise periodicamente todos os componentes do sistema de freio (discos, tambores, pastilhas e lonas, entre outros).

Cuidados na montagem – Apóie sempre as pinças do freio (caliper). O procedimento evita danos na mangueira e tubo de freio. Se necessário, ajuste o rolamento da roda de acordo com as especificações do manual do veículo.
A oscilação não deve exceder a 0,15 mm. Caso a variação seja maior, desmonte o disco, faça novamente a limpeza das peças e remova eventuais rebarbas ou elementos estranhos entre o disco/tambor e o cubo. Em seguida, reinstale o disco, girando 180º em relação à face de montagem no cubo. Assegure-se do perfeito assentamento das pastilhas/lonas acionando o pedal do freio diversas vezes.

Um comentário: