sábado, 17 de julho de 2010

Novo Punto 1.6


Quase R$ 12 mil separavam a versão de entrada 1.4 da topo de linha 1.8 do Fiat Punto. "Para preencher esta lacuna e ser uma opção mais viável entre o modelo mais barato e o mais potente e equipado, decidimos lançar a motorização 1.6 do Punto", explica Adriano Resende, executivo de marketing da Fiat.


O Punto com motor 1.6 16v é uma entre as mudanças incorporadas na linha 2011 do hacth premium e promete, a partir deste mês, ser o calcanhar de Aquiles do Volkswagen Polo, Citroën C3 e Peugeot 207. "No caso dos modelos de origem francesa, a procura, em sua maior parte, no entanto, é feita por mulheres. Já com o VW ele trava uma briga no público feminino e masculino", diz.


Junto desta nova opção, a montadora italiana agregou câmbio Dualogic para duas das sete opções da linha do Punto. Oferecida para as carrocerias com motor 1.8, que também passaram a contar com 16 válvulas, a transmissão, apesar de automatizada, não conta com borboletas para a mudança de velocidades. Para o Punto 1.6 16V, chamado de Essence, a Fiat pratica o valor de R$ 44.190; já a Dualogic 1.8 começa em R$ 46.250.


Motores inauguram linha da unidade de Campo Largo

Adquirida pela Fiat Powertrain em 2008, a fábrica de motores da Tritec em Campo Largo, município da região metropolitana de Curitiba (PR), desenvolve os motores e-torQ 1.6 16v e 1.8 16v desde fevereiro deste ano. As modificações sofridas pelos blocos tiveram como principal objetivo oferecer ao motorista melhor performance em baixas rotações. Na prática, significa mais força nas saídas e retomadas, já que 80% do torque é atingido na faixa das 1.500 rotações. O antigo 1.8 8v do Punto, ainda compartilhado por outros modelos da Fiat, é fruto da parceria entre um contrato entre Fiat e GM.


Além da performance, o bloco de 1,8 litro está mais silencioso e econômico. Em avaliação na capital paranaense, o 1.8 16v e-torQ marcou consumo instantâneo de 8,2 km/l com álcool. Já o 1.6 16v e-torQ, avaliado no autódromo da cidade, é bem mais disposto que o 1.4 8v, principalmente nas saídas, com torque máximo de 16,8 mkgf com álcool; nas curvas, saiu facilmente em segunda marcha sem perder o vigor, mesmo com o ar-condicionado ligado.


Com exceção das rodas e calotas diferenciadas, iluminação branca dos mostradores e novos revestimentos, esteticamente, o Punto não mudou. Para identificar a nova família de motores no modelo, a Fiat desenvolverá uma adesivo, o qual será colocado na parte de trás da carroceria.

Mercado - no ano passado, a Fiat comercializou aproximadamente 27 mil unidades do Punto. Com a chegada do câmbio Dualogic e da motorização e-torq, a montadora espera crescer as vendas para 36 mil modelos, sendo 40% correspondente às versões com motor 1.6. "Inicialmente, não pretendemos estender a motorização 1.6 para outros modelos da Fiat", avalia Resende. As versões de entrada 1.4 8v e T-Jet 1.4 Turbo permanecem na linha, sem alterações. Para a primeira opção, a montadora dispõe de uma série de pacotes com acessórios e opcionais.

Potência e torque da nova motorização e-torQ

1.6 16v e-torQ 1.8 16v e-torQ
potência torque potência torque
álcool 117 cv 16,8 mkgf 132 cv 18,9 mkgf
gasolina 115 cv 16,2 mkgf 130 cv 18,4 mkgf

Confira os preços da linha 2011 do Punto:
- Essence 1.6 16v (antigo ELX): R$ 44.190
- Essence 1.8 16v (antigo HLX): R$ 46.250
- Essence 1.8 16v Dualogic: R$ 48.750
- Sporting 1.8 16V: R$ 51.200 (redução de R$ 2.050)
- Sporting 1.8 16v Dualogic: R$ 53.730
- Attractive 1.4 8v: R$ 39.290
- T-Jet 1.4 Turbo: R$ 64.670

Fonte: icarro

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