segunda-feira, 27 de abril de 2009

REPORTAGEM:

Volks cresce 12,79% no trimestre
Montadora tem o melhor desempenho entre as grandes. GM perdeu mercado
Texto: Joel Leite

A Volkswagen foi a única das três grandes que cresceu acima da média do mercado este ano e por isso disputa carro a carro a liderança de mercado com a Fiat. A montadora mantém a liderança, mas com apenas 1.043 carros de diferença da Volks: 152.782 contra 151.739.

Tanto a Fiat quanto a GM sofrem a queda das vendas para frotistas, onde têm grande atuação. As chamadas vendas diretas sofreram um impacto maior por conta da crise econômica, enquanto o consumidor comum continua indo às compras.

A GM sofreu ainda mais que a Fiat. Além de não acompanhar o mercado ela teve resultado negativo no primeiro trimestre. No ano passado a GM vendeu no período janeiro, fevereiro e março 128.612 unidades e neste ano apenas 123.326, uma queda de 4,11%.

Entre as marcas que mais cresceram, destaque para a Mercedes-Benz, que teve o melhor desempenho entre as 14 primeiras colocadas no ranking. A Mercerdes cresceu 50,19% no trimestre graças ao lançamento da versão Street da Sprinter, de comprimento menor, feita exclusivamente para atender a legislação que limita o uso de utilitários no centro expandido da capital paulista (o rodízio municipal para caminhões com peso bruto total acima de 3,5 metros de comprimento).

A Sprinter tinha apenas a versão de 4,25 metros de comprimento. Agora, a Street tem duas opções: três metros e 3,5 metros. Com isso, a Mercedes deu um salto de 1.554 para 2.334 unidades nas vendas totais do primeiro trimestre de 2008 para o primeiro de 2009.

A Toyota também teve crescimento excepcional. Enquanto muitos reclamam da crise a marca japonesa deu a volta por cima, e vendeu 18.735 unidades este ano, com um crescimento de 45,39% em relação ao mesmo período do ano passado.

O forte crescimento da Ford tem explicação: no primeiro trimestre do ano passado o Ka, então recém-lançado, não estava no auge da produção. Vendeu apenas mil unidades em janeiro. Neste ano a produção conseguiu atender a demanda e ajudou a marca a crescer 37,55%.

A Nissan, com 33,02%, foi a quarta marca que mais cresceu, seguida pela Honda, Mitsubishi e Peugeot (além da Volks). Renault e Hyundai cresceram abaixo da média do mercado (veja tabela), enquanto a Kia formou com a GM o time dos que tiveram queda de vendas no trimestre. A Citroën empatou com o ano passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário