segunda-feira, 4 de maio de 2009

DICA: Procedimentos de Substituição dos Rolamentos do Altenador - Família Palio

O rolamento do alternador não requer manutenção, mas em casos onde possam ser verificados danos ao mesmo, proceder a sua substituição.

Desmontagem

Remover o alternador do veículo. A seguir, remover a calota de proteção (através das travas) e a tampa de proteção das escovas (peça plástica ao centro do alternador).

Retirar a solda da ponte com o estator (com uso de um ferro de solda de 70W a 100W) abrindo e reposicionando os terminais utilizando um alicate de bico. Remover em seguida, a ponte retificadora (através dos parafusos) e a sua base separando-a da carcaça do alternador.

Remover o anteparo plástico e sacar o rolamento utilizando um extrator de duas garras pequeno.

Remover a polia do alternador e também o rotor. A seguir, remover a chapa de retenção do rolamento (através dos parafusos) e finalmente remover o rolamento.

Utilizando um novo rolamento genuíno, proceder com a substituição domesmo e remontar a peça seguindo o processo inverso ao de desmonteagem não se esquecendo de refazer a solda entre a ponte retificadora e o estator.

OBS: Ao reposicionar a polia do alternador no momento da remontagem, aplicar um torque de 80Nm.

Fonte: Oficina Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário