Desmontagem
Remover o alternador do veículo. A seguir, remover a calota de proteção (através das travas) e a tampa de proteção das escovas (peça plástica ao centro do alternador).
Retirar a solda da ponte com o estator (com uso de um ferro de solda de 70W a 100W) abrindo e reposicionando os terminais utilizando um alicate de bico. Remover em seguida, a ponte retificadora (através dos parafusos) e a sua base separando-a da carcaça do alternador.
Remover o anteparo plástico e sacar o rolamento utilizando um extrator de duas garras pequeno.
Remover a polia do alternador e também o rotor. A seguir, remover a chapa de retenção do rolamento (através dos parafusos) e finalmente remover o rolamento.
Utilizando um novo rolamento genuíno, proceder com a substituição domesmo e remontar a peça seguindo o processo inverso ao de desmonteagem não se esquecendo de refazer a solda entre a ponte retificadora e o estator.
OBS: Ao reposicionar a polia do alternador no momento da remontagem, aplicar um torque de 80Nm.
Fonte: Oficina Brasil
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