quarta-feira, 6 de maio de 2009

SEGREDO:


Menos disfarces revelam melhor a segunda geração da Meriva
Minivan da Opel também adotará sistema de abertura das portas traseiras ao contrário, que melhora o acesso ao interior do veículo

Texto: Gustavo Henrique Ruffo
Fotos: Automedia

Quando um lançamento se aproxima, é freqüente que as camuflagens diminuam a cada novo flagrante e o mesmo acontece com a segunda geração da Meriva. Em testes na Europa, o veículo parece trazer a grade dianteira dos modelos da Vauxhall, braço britânico da GM, mas o volante do lado esquerdo denuncia que se trata apenas de um disfarce mais pesado que acabou sobrando.


As imagens da Opel Meriva Concept podem não ter convencido a todos do que já sabíamos, ou seja, que a empresa adotará portas suicidas na nova geração de sua minivan compacta, sistema que a General Motors resolveu chamar de FlexDoors. Pois, para quem não se deu por satisfeito, o disfarce continua presente, mas não esconde mais o sistema.

Além do sistema diferente de abertura das portas, a traseira da minivan também será bastante diferente. Ainda há disfarce no protótipo, mas bem mais leve e revelador. O aspecto geral da minivan, aliás, mostra que ela terá um desenho mais conservador do que gostaríamos, um tanto quadrado. A nova minivan terá também os econômicos motores a diesel da Opel, infelizmente ainda proibidos para os brasileiros.

Vem para o Brasil?

Um dos maiores orgulhos da indústria automotiva brasileira foi a Opel ter de admitir que o desenho da Meriva, ao contrário do que havia sido dito antes, era de responsabilidade dos projetistas da Chevrolet do Brasil. Pois a chegada da nova versão da minivan compacta na Europa, exibida nestas fotos e nessa projeção por computador, vai colocar à prova a capacidade do braço brasileiro da empresa de se manter atualizado.

A plataforma da Meriva é possivelmente a mesma do Corsa D. Apesar de essa plataforma não estar prevista para o Brasil, a atual plataforma do Corsa “vestirá” a aparência do modelo europeu com o projeto Viva.
Isso permitiria lançar a nova Meriva no Brasil, mas a Meriva já mudou, de leve, este ano. Isso ameaça a Meriva européia de se distanciar da nacional. Considerando que o Fit novo já chegou ao Brasil, melhor teria sido a Chevrolet esperar um pouco mais para também lançar por aqui a Meriva nova, certamente um produto em melhores condições de enfrentar a segunda geração do monovolume japonês.

Em todo caso, quem sabe com o projeto Viva não surja a oportunidade de fazer, também no Brasil, a nova Meriva? Torçamos por uma mudança de rumos e por uma eventual surpresa. Uma assim seria mais do que bem-vinda.

Fonte: webmotors

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