domingo, 31 de maio de 2009

Bewerp Savage: o iate de estrada

O que define um supercarro? Uma mecânica potente, um design que se diferencia de tudo mais no mundo? Então, o Savage Revale Roadyatch GTS pode entrar para esse ‘clube’. Montado pela holandesa Bewerp, o modelo utiliza mecânica do Chevrolet Corvette C6: um bloco 6.0 V8 que desenvolve originalmente 400 cv, mas, no Savage, entrega 675 cv. O design anguloso e a curiosa solução de carroceria conversível com quatro portas também chamam a atenção.


O preço sugerido é de US$ 340 mil (R$ 673,03 mil). Pelo dinheiro gasto, a Bewerp promete uma aceleração de 0-100 km/h em 3,4 segundos e uma velocidade máxima de 330 km/h. Além do desempenho, a montadora promete que o Savage Revale Roadyacht GTS será de fato um ‘iate de estrada’, como o nome diz.


Frankfurt: Audi pode mostrar R8 elétrico


De acordo com o site Worldcarfans, a Audi poderá mostrar uma versão elétrica do superesportivo R8 (foto) no Salão de Frankfurt, que acontece em setembro. Os rumores não dão detalhes sobre a mecânica do carro, mas acredita-se que o modelo seja exclusivamente movido a eletricidade ou utilize uma tecnologia híbrida mais avançada.

Para quem acha que a marca alemã vá substituir os poderosos motores de 4,2 litros V8 de 420 cv de potência e 5,2 litros V10 de 525 cv que equipam o R8 por propulsores elétricos, especula-se que o novo veículo será apenas um conceito fabricado para mostrar que é possível carros de alto desempenho alimentados por fontes alternativas de energia.

Fonte: icarros

sexta-feira, 29 de maio de 2009

Dia da Liberdade de Impostos é comemorado em quatro Estados do Brasil


O protesto é feito para mostrar o tempo que o cidadão tem de trabalhar somente para pagar toda a carga tributária

O Dia da Liberdade de Impostos ou o "Tax Freedom Day" foi comemorado com várias ações no Brasil. Na semana passada.

De acordo com as associações envolvidas, a data representa o dia do ano em que o cidadão estaria livre dos tributos, proporcionalmente a carga tributária paga em relação ao PIB anual. O Brasil é um dos países em que mais se cobram impostos no mundo. Todos os anos, os brasileiros têm que trabalhar 145 dias (de 1º de janeiro até 25 de maio) apenas para pagar os tributos cobrados pelo governo.

O protesto que começou no Rio Grande do Sul, em 2003, ganhou força. Hoje, ele ocorre também em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Na capital paulistana, o Dia da Liberdade de Impostos foi organizado pelo Instituto Mises Brasil (IMB). Para Ricardo Salles, um dos organizadores do evento, o objetivo principal é "permitir que a população perceba o quanto os gastos governamentais pesam no bolso. A sobrecarga tributária impede o crescimento econômico e quem sofre mais são as pessoas com menor renda".

No dia que simboliza a data em que o consumidor para de trabalhar para pagar impostos, a venda de gasolina foi subsidiada no Centro Automotivo Portal das Perdizes, Zona Oeste de São Paulo. Em lugar dos R$ 2,39 por litro, os consumidores pagaram o valor de R$ 1,46 por litro, que é quanto a gasolina custaria se não incidissem tributos como a CIDE, PIS, Cofins e ICMS.

Segundo Guilherme Reischl, vice-presidente do Instituto Liberdade, Rio Grande do Sul: “o Dia da Liberdade de Impostos foi um sucesso. Começamos a distribuição das senhas às 7h e o abastecimento por volta das 9h. Todos os 250 carros foram abastecidos até 13h. É impressionante como a carga tributária pesa no bolso do consumidor”. Reischl ressalta que essa comemoração serve para que o consumidor tenha uma ideia da interferência governamental em nossas vidas.

Segundo dados da ANP (Agência Nacional do Petróleo), o preço do litro da gasolina vendida ao consumidor no Brasil é de R$ 2,5.

Rio de Janeiro

Homens vestidos com fantasia de palhaço orientavam os motoristas. De acordo com o coordenador do movimento, o empresário Túlio Severo, o protesto ocorre simultaneamente em Belo Horizonte, São Paulo e Porto Alegre. O objetivo, acrescentou, é alertar a população sobre a alta carga tributária, o que prejudica principalmente a população de baixa renda.

“Quem vive com dez salários mínimos paga o mesmo imposto que o que recebe um salário mínimo. É uma palhaçada a gente pagar tanto imposto e ter tão pouco benefício”, disse Severo. “E para as coisas ocorram é a sociedade civil quem tem que se mobilizar e fazer valer os seus direitos.”

Uma das cobranças que, segundo ele, deve ser feita pela população é a aprovação da reforma tributária, que está parada no Congresso desde fevereiro de 2008 . O empresário lembrou que a escolha da data para protestar foi intencional, já que hoje o brasileiro completa 147 dias trabalhado só para pagar impostos.

“Não somos contra os impostos. Eles são fundamentais para a sociedade moderna quando bem aplicados. E, no caso do Brasil, a redução de cobranças trará benefícios para o governo, porque vai permitir mais circulação de dinheiro e produção, logo, mais impostos”.

Na fila quilométrica, motoristas estavam dispostos a esperar sob sol forte para pagar R$ 1,27 o litro do combustível, em lugar dos habituais R$ 2,54. O taxista Renato Pimental de Andrade, 47 anos, esperou uma hora e meia e disse que valeu à pena. “Tinham que abaixar esse preço ainda mais: para R$ 2 e fazer isso todos os dias. Nossa gasolina é uma das mais caras do mundo”.

Foram espalhado cartazes no posto mostrando o valor dos impostos em produtos básicos como a pasta de dente, cujo valor da taxa tributária é de 42% sobre o preço cobrado ao consumidor, e o café, que tem 36,52% de impostos incidindo sobre o preço final.

Fonte: Webmotors

domingo, 24 de maio de 2009

A cara do carro

Cor de preferência pode revelar aspectos da personalidade do motorista

Certamente, você já ouviu expressões como “fulano ficou vermelho de raiva”, “branco de medo” ou “roxo de vergonha”.Também já deve ter notado que a maioria das lanchonetes abusa do vermelho e do amarelo, que as clínicas médicas preferem o branco e os tons de verde, que os “homens de negócio” apostam no preto e que as mulheres dispostas a seduzir preferem batom vermelho.

É possível citar ainda uma infinidade de exemplos coloridos, mas estes são suficientes para se desconfiar de que as cores podem despertar sensações, alterar o estado de espírito, influenciar comportamentos e, mesmo que escolhidas de forma inconsciente, revelar também desejos, necessidades e aspectos da personalidade (daí serem usadas em alguns testes de admissão).

Há diversos estudos – inclusive on-line – que explicam como, por que e de que forma as cores participam de nossa vida interna e externa. O primeiro passo para essa compreensão, no entanto, é observar suas preferências de cor.

Repare, por exemplo, nas cores das roupas que está usando hoje. Por que as escolheu? Que sensação elas lhe transmitem? Ou melhor: que impressão você acha que elas proporcionarão ao outro?

Confira as características de cada cor e o que elas revelam sobre você:

Vermelho: motivação, persistência, vontade e paixão são algumas das características que definem essa cor. Ter escolhido um carro vermelho sugere que você tem iniciativa, disposição e energia para agir, resolver problemas, criar soluções e viver de forma intensa. Você gosta de chamar a atenção e parecer forte. Outro traço é a tendência de ser rancoroso, briguento e, às vezes, expressar-se com raiva ou agressividade.

Laranja: coragem, desejo de aventura, criatividade, confiança e necessidade de transformações na vida estão na alma dos apaixonados por essa cor. Divertido e entusiasmado, os donos de carros de cor laranja costumam ser a companhia que todos querem por perto. Um carro com essa cor denuncia também uma tendência ao exibicionismo e desejo de controlar pessoas e situações.

Amarelo: otimismo, esperança e atração pelo conhecimento refletem o temperamento dos que optam pelo amarelo. Quando se vê um carro dessa cor, logo se imagina um motorista jovial, alegre, original e capaz de tomar decisões segundo suas próprias idéias. Tem de se ficar atento, porém, à propensão ao isolamento e ao comportamento vingativo. (Exceção para os táxis do Rio de Janeiro, que são amarelos).

Verde: calma, tranqüilidade e busca do equilíbrio traduzem os fãs do verde. É uma cor associada também à natureza e ao ambiente harmônico. Optar por esta cor pode denotar motoristas que se importam muito com a segurança, que preferem o anonimato e buscam a justiça. Por outro lado, o espírito livre e cooperativo tende, às vezes, a contrastar com a avareza, a indiferença e a estagnação, ou seja, pessoas que não dão ponto sem nó.

Azul: “eu quero paz!”. Este poderia ser o lema dos amantes do azul, que preferem a quietude, a tranqüilidade e são mais voltadas para a razão do que para a emoção. Desconfiar de que a vida é mais do que ela apresenta, ser reflexivo, sereno e leal são qualidades que também podem estar presentes no perfil desse motorista, os menos estressados do trânsito. Ter inclinação ao devaneio, à solidão e inação são posturas que estão do outro lado da balança.

Roxo: respeitar a si mesmo deve ser a principal virtude do motorista que opta por essa cor, além de dignidade, auto-estima e dons criativos. O roxo remete à prosperidade e à criatividade. Sendo a cor típica da realeza, sugere o gosto pelo nobre e pelo sublime. O lado negativo está no orgulho exagerado, na arrogância e em uma falsa concepção de superioridade sobre os demais.

Magenta: maturidade aliada à capacidade de amar são os potenciais dessa cor, que une também dedicação, comprometimento, capacidade de compreensão e habilidade para administrar quaisquer assuntos. Sensual e afetuoso, dificilmente um apaixonado por essa cor é do tipo que arruma confusão no trânsito. O aspecto negativo do magenta pode acarretar arrogância, desejo de monopolizar os outros e egoísmo.

Branco: clareza, verdade, pureza, paz e limpeza são alguns das qualidades que podem ser encontradas em quem compra um carro branco. Por captar a energia solar, o branco é vibrante e estimula os sentidos. Em seu aspecto negativo, pode representar inclinação à monotonia e à dispersão. Ao menos em São Paulo, o desejo de não ser confundido com um táxi certamente interfere na escolha por essa cor.

Marrom: estabilidade é a principal característica dessa cor. Associado à terra, o marrom pode simbolizar o desejo de construções sólidas, de bases firmes, enraizadas. Por ser o resultado do preto com o vermelho, o marrom abarca também características das duas cores: autoridade, motivação, comprometimento. Pessoas que preferem essa cor são dedicadas ao trabalho, aos amigos e à família, além de terem a capacidade de ir fundo em qualquer situação, de forma simples. No lado negativo, pode significar insegurança e instabilidade.

Dourado: o dourado está, historicamente, associado à realeza, à prosperidade. Como cor quente, favorece as emoções, o ardor, indicando um temperamento estimulante e excitante. As cores luminosas indicam também uma postura mais otimista frente à vida. O lado não tão glamoroso dessa escolha por ser a busca exagerada por status e a necessidade de provar superioridade.

Nem precisa ser bom observador para notar a supremacia de carros de cores preta e prata – e todas as suas nuanças. Isso significa que a maioria das pessoas tem personalidade muito parecida? Não, exatamente. Mas significa que essas pessoas têm, ao menos, uma característica determinante em comum: o conservadorismo, o desejo de manter uma tradição, de se evitar mudanças. No caso dessas cores, o aspecto principal a se manter é o da sobriedade. E de garantir a “venda fácil” do carro, pois há uma lenda estabelecida de que qualquer cor diferente daquelas pode dificultar a revenda.

Por esse motivo, as revendas preferem apostar no preto ou no prata e correr menos risco de ter carros encalhados no estoque – o que gera um círculo vicioso. O cliente vai à loja pensando em comprar um carro vermelho. O vendedor, no entanto, lhe informa que nessa cor não tem o produto para pronta-entrega e que o encomendará à fábrica. Logo, demorará a chegar. Mas se o cliente não quiser esperar, tem o mesmo carro na cor prata. E lá se vai mais um “monocromático”. A Fiat, por exemplo, oferece uma extensa lista de opção de cores para seus modelos – o Stilo tem 12. Mas quais dominam? De acordo com o pessoal da fábrica, 70 % dos Stilo são vendidos nas cores prata/preta. É louvável o fato de que a versão Schumacher, oferecido apenas em vermelho ou amarelo, represente 60 % das vendas entre as versões 16V. Talvez sinal de que “nem tudo está perdido”.

Agora, se sua preferência por esses tons vem do fundo do coração, conheça seu significado e o que ele diz sobre você:

Prata: o simbolismo do prata é bastante semelhante ao do Branco – tanto o lado positivo quanto o negativo. Está associado a verdade, beleza, integridade e pureza e também a monotonia e dispersão.

Preto: apesar de presença do preto nas roupas poder significar também uma personalidade anti-social, os que optam por carros dessa cor gostam de passar a imagem de sobriedade, responsabilidade e respeito às normas estabelecidas, além de autoridade e tradicionalismo. Geralmente, são pessoas que também gostam de parecer misteriosas e têm dificuldade de demonstrar o que sentem.

Fonte: Webmotors

Congresso discute ar-condicionado no carro

Segundo estudos, equipamento em boas condições melhora qualidade do ar

Foi realizado entre os 16 a 19 de maio, oito mil médicos estarão reunidos no 19ª Congresso Europeu de Microbiologia Clínica e Doenças Infeccionas, em Helsinki, Finlândia. Os efeitos da poluição à saúde, inclusive na relação com veículos, estão no cerne da discussão.

De acordo com estudo realizado pela Faculdade de Medicina da Hannover, Alemanha, apresentando no Congresso, o ar de um carro com ar-condicionado em boas condições tem até 80% menos micróbios se comparado ao ar externo.

Três veículos entre 5 e 12 anos de uso, e com sistema de ar-condicionado em bom funcionamento, foram analisados pelos pesquisadores. O resultado revelou que a qualidade microbiológica do ar sobe para 88,7% quando o equipamento funciona corretamente.

á que, no que se refere à defesa do planeta, a recomendação é usar o ar-condicionado o menos possível, fica a dica para quem sofre com doenças respiratórias e alergias. E um conselho: faça revisão do ar condicionado periodicamente.

Fonte: webmotors

Consumidor babaca: abasteceu botijão de cozinha em posto de GNV

Um pedreiro e eletricista, dono de um carro convertido para funcionar com GNV, conseguiu a proeza de fazer o investimento de efeito inverso mais absurto que se poderia imaginar: na intenção de economizar R$35,00, acabou tomando um prejuízo de mais de R$20.000,00.


O cidadão acima, cujo nome não foi divulgado, tentou abastecer um botijão de gás de cozinha num posto de abastecimento automotivo. O detalhe é que um cilindro automotivo é projetado para suportar de 180 a 220 atm de pressão, enquanto o botijão de GLP (Gás Liquefeito de Petróleo) suporta apenas no máximo 15 atm.


O resultado? Mais do que lógico, foi cômico, uma vez que não foi trágico. O botijão de cozinha acabou rompendo (o que era de se esperar) e o deslocamento de ar foi o suficiente para destruir o veículo. Pedaços “do automóvel”, um VW Gol, foram encontrados a 80 metros de distância do local do acidente, no entando, felizmente, nenhuma pessoa sofreu dano algum.

Esta é a ilustração ideal para aquele ditado que diz: “o barato sai caro”. Confira abaixo algumas imagens do estrago que este indivíduo conseguiu causar por uma economia mal planejada.

Fonte: motorpasion

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Volkswagen exibe duas versões especiais de Polo e Golf em Worthersee


O Worthersee Show é realizado na Áustria, em um lago que recebe o mesmo nome. Algumas montadoras costumam aproveitar o evento para divulgar versões modificadas e carros conceitos. Nesse ano foi o grupo Volkswagen que investiu um pouco mais no evento. A Audi já apresentou nessa edição o Q5 Custom Concept, uma versão apimentada do SUV.


Há alguns anos esse evento foi palco da apresentação do Golf GTI W12, e na edição 2009 a Volkswagen não passou em branco, apresentando duas versões modificadas dos novos Golf e Polo. Enquanto o primeiro é um tuning do Golf GTI o segundo antecipa algumas linhas da versão esportiva do Polo, que também se chamará GTI.


O Golf GTI Worthersee 09 é basicamente um GTI vermelho, com poucas modificações em relação à versão de produção, sendo a principal delas o jogo de rodas, pintado na cor cinza com borda vermelha. No interior os bancos são do tipo concha e possuem detalhes vermelhos nas bordas.


O Polo Worthersee 09 por sua vez também é vermelho, com uma incomum faixa dupla na cor preta no capô, teto, tampa traseira e pára-choques. A roupagem é esportiva, mas o motor é um 1.4 MPI de 86 cavalos, longe do que sugerem as faixas e as rodas de 18 polegadas, entre outros detalhes. Alguns detalhes desse Polo poderão ser adotados no GTI.


Fonte: Motorpasion

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Foto do novo C3 já circula na web


A Citroën ainda prepara o lançamento da segunda geração do C3 para setembro, durante o Salão de Frankfurt, mas uma misteriosa foto já circula na internet. A imagem mostra que o carro terá algumas linhas vindas do C3 Picasso, mas manterá boa parte de sua atual identidade, como o teto em arco e a linha de cintura curva.

O carro também ficará maior, com 8 cm a mais no comprimento e o entre-eixos pulando de 2,46 m para 2,54 m, resolvendo o problema de espaço interno do modelo atual. Os motores para o mercado europeu deverão ser novos com uma versão a gasolina de 1,1 litro e 73 cv de potência e duas a diesel de 1,6 litros, sendo uma de 90 cv e outra de 110 cv.

Apesar de a apresentação do modelo ser feita já neste ano, o carro chegará ao mercado europeu apenas no primeiro semestre de 2010. Por ora, não há previsão de chegada ao Brasil. As informações vêm do site português AutoHoje.

Fonte: iCarros


GM pretende lançar Camaro inspirado em filme


A GM pretende aproveitar o lançamento do segundo filme da saga Transformers e lançar uma série especial do novo Camaro, baseada no personagem Bumblebee. A nova versão poderá ser proposta nas configurações LT e SS do modelo e seria caracterizada pela carroceria pintada em amarelo com listras longitudinais pretas sobre o capô. Internamente, o Camaro Bumblebee teria o logotipo Transformers aplicado no volante, console e soleiras das portas. As encomendas do novo modelo poderão ser feitas a partir do dia 1º de junho, mas, coincidência ou não, as primeiras unidades do carro só devem deixar a linha de produção no dia 24 de junho, data de lançamento de “Transformers 2 – A Vingança dos Derrotados”.

Fonte: iCarros

DICA: Corsa Classic VHC, ano 2004/2005

Problema: falha intermitente e perda de força.

O veículo andava muito bem. De repente, começou a falhar até perder aceleração e força.
A falha aparentava ser do TPS. Mas depois de feito todos os reparos possíveis de injeção, chegamos ao aterramento feito junto ao motor de partida. Esse cabo foi retirado e recolocado no bloco do motor.
Recolocamos outro cabo original no local especifico e problema resolvado e cliente satisfeito.

Londres testa limitador eletrônico de velocidade


O Departamento de Transportes de Londres anunciou que vai testar durante seis meses um dispositivo desenvolvido para reduzir acidentes e favorecer a economia de combustível. O sistema, denominado “Intelligent Speed Adaptation”, consiste em limitar eletronicamente a velocidade dos automóveis. Inicialmente, somente táxis, ônibus e 20 veículos que prestam serviço ao governo farão os primeiros testes. O equipamento evita que os motoristas ultrapassem a velocidade máxima das vias, mas terá também uma opção que apenas informa o limite permitido no local. Se os testes forem bem sucedidos, o órgão responsável pela fiscalização de trânsito londrino pensa em oferecer, de maneira voluntária, o dispositivo aos condutores que desejam ter o sistema em seus carros.

Fonte: iCarros

Volkswagen lança linha 2010 mais equipada e acessível


A Volkswagen decidiu baixar em 1% os preços da linha 2010 dos seus carros e incluir equipamentos nos modelos. Agora, alguns itens opcionais estão mais acessíveis, como o teto solar do Golf (que passa a equipar também o Polo hatch), que era oferecido por R$ 3.405 e agora é vendido por R$ 1.990. Outra novidade é o sistema “Coming/Leaving Home”, oferecido para as linhas Golf e Polo, que mantém os faróis do veículo acesos por até 30 segundos após as portas terem sido trancadas. Na linha 2010, a gama Fox ganha a versão Sunrise, que vem equipada com o motor de 1,0 litro flex e acessórios exclusivos. O modelo chega ao mercado por R$ 32.785.

Fonte: icarros

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Wind Up!, o menor carro do mundo


Já comentamos uma vez sobre a tendência ao downsizing na indústria automobilística, no que se refere à redução no tamanho dos carros e principalmente dos motores automotivos, mas dessa vez resolveram apelar. Pelo simples desafio de provar que era possível, o britânico Perry Watkins construiu o menor carro do mundo.

Este maluco inventor pegou um daqueles carrinhos infantis para parque de diversões, movido a moedinhas, e aproveitou apenas a carroceria. Fez um reforço utilizando uma estrutura de aço e montou a carroceria sobre um quadriciclo da Shanghai Shenke de 150 cm³.

Brinquedo pequeno para gente grande

As dimensões realmente impressionam:
• Comprimento - 1,30 m
• Altura - 1,00 m
• Largura - 0,66 m

Um detalhe bem impressionante é que o próprio criador (com uma altura de nada menos que seus 1,80m) consegue fazer uso da sua criatura em benefício próprio. Nada mal para um protótipo tão pequeno.

O protótipo foi autorizado a rodar nas ruas do Reino Unido, o que virou uma grande diversão para o inventor nos seus momentos de ócio, em que passeia pela vizinhança com seu brinquedinho.

Watkins afirmou ter gasto aproximadamente 5 mil libras esterlinas na confecção do brinquedo e que a única motivação foi quebrar o récorde mundial e não pensa em produção em série. Ele não deve tor noção do nicho que um brinquedinho desse poderia conquistar.

Fonte: Blog do Ric

terça-feira, 19 de maio de 2009

Volvo lançará carro à prova de acidentes em 2020.


Há muito tempo a Volvo já merecia a alcunha de marca mais segura do mundo, e agora que lançar um carro que merece de fato este título. Segundo Thomas Broberg, projetista chefe da montadora sueca, isto é possível e não está muito longe de acontecer.

A previsão de lançamento para o carro à prova de acidentes é para 2020, mas já foi lançado em 2010 o Volvo S60 Concept que vem com muitos mecanismos de segurança ativa (que previnem os acidentes). Dentre estes mecanismos, este modelo é capaz de avisar quando uma colisão é quase inevitável, detectar pedestres e possui freios automáticos.

No caso do S60, ele ainda não é 100% à prova de acidentes, mas é capaz de evitar muitos como nenhum outro disponível no mercado. Quando um possível acidente é “dito como certo” pelo sistema inteligente do veículo é acionado um alarme. Caso este aviso seja ignorado entram em ação os freios automáticos.

O desenvolvimento dos freios automáticos mostram que a Volvo está no caminho certo para quem quer ser reconhecido pela qualidade do protudo e ser referência em um parâmetro tão importante quando a segurança dos condutores e de todo um meio ambiente que pertença ao contexto.

Esta consciência deve ser necessária também por parte dos consumidores… infelizmente no Brasil ainda são poucos os que se dispõem a pagar mais por um veículo que seja capaz de reduzir danos materiais, e, em última instância, também reduzir vitimas, mesmo que estas não estejam sob responsabilidade do veículo em questão.

Fonte: FutureCars

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Gol é o carro mais roubado do Brasil

Gol, o carro mais roubado de 2008.1

Esta semana foi divulgada a lista da Superintendência de Seguros Privados com os carros em que ocorreram mais sinistros em todo o país. Esta pesquisa é feita com periodicidade semestral de acordo com os dados enviados pelas seguradoras semanalmente. A lista mais recente registra as ocorrências de de Janeiro a Junho de 2008.

A partir deste levantamento a Susep calcula o índice de roubo levando em conta o número de carros expostos, suas versões e o tempo em que o veículo está segurado, o que implica diratamente no valor do seguro do seu carro.

Quem encabeça a lista é o Fiat Uno 4p com um índice de roubo de 3,67%, no entando considerando as diferentes versões do VW Gol, como diz a própria propaganda, não tem pra ninguém. O Gol ocupa 9 das 15 posições no ranking dos mais roubados no país.

Confira aqui a lista dos 15 mais roubados:

Fonte: motorpasion

domingo, 17 de maio de 2009

DICA: Kombi 1.6, ano 1999

Problema: Com partida e alternador

O veículo chegou à oficina com esse problema e o proprietário disse , já ter rrevisado o alternador, motor de arranque e trocou a bateria, mas não resolveu.
Analisando o alternador com o auxílio de um multímetro, verifiquei que a carga que saia do alternador não era a mesma que chegava na bateria. Verificamos todo o sistema de aterramento do veículo e percebemos que não havia nada de errado, mas mesmo assim limpamos todos os contatos e nada fazia com que a carga gerada chegase até a bateria. Para ajudar, o veículo não apresentava, no momento o problema de partida.
Foi então que colocamos mais um cabo de aterramento entre a carcaça do motor até a bateria e o problema foi senado.

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Influência da redução do IPI nas vendas

Mais uma vez o mercado reagiu além da expectativa dos dirigentes e analistas

Se nas vendas totais de veículos o quadrimestre registrou pequena queda em relação ao mesmo período do ano passado (- 0,7%), no segmento de carros e comerciais leves as vendas se mantiveram estáveis. Na verdade, houve um crescimento residual, de 0,13%.

Mais uma vez o mercado reagiu além da expectativa dos dirigentes e analistas, que apostavam em queda de vendas em abril, por conta da prorrogação da redução do IPI (vai até 30 de junho). O discurso era de que o consumidor tinha antecipado as compras em março e que agora o mercado iria se acomodar.

Os números mostraram, no entanto, que a redução do IPI não tem tanta influência como dizem os fabricantes. A retirada/redução do imposto teve como resultado uma queda de 5% no preço final. Um desconto desses é habitual no mercado de carros, portanto não foram os 5% que provocaram a reação do mercado e sim a atitude do governo, que reagiu na hora certa, abriu mão da arrecadação, mostrou que está atento e que não vai deixar a crise tomar conta da economia, interferindo para que o País se mantenha saudável nesse momento de turbulência mundial.

Cinco por cento o consumidor tem de desconto a qualquer tempo, em qualquer concessionária. Basta regatear e ameaçar ir até uma das 3.528 concorrentes (existem 3.529 concessionárias de carros e comerciais leves no Brasil).

O mercado brasileiro está vivo, dinâmico, o consumidor não foi envolvido pela crise made in USA. E as vendas têm tudo para crescer. O único senão é a restrição de crédito, especialmente nas faixas mais baixas do mercado, no segmento de entrada. Mas o balanço de abril mostra que a liberação do crédito para bancos pequenos e médios já surtiu efeito: aumentou a participação de carros de entrada (motor 1.0) nas venda totais.

A avaliação da Fenabrave, a federação que reúne os distribuidores (e que chegou a prever queda de 19% para este ano), é de que o mercado deve se estabilizar nos níveis registrados no primeiro quadrimestre (média de 225 mil carros por mês), o que daria 2,7 milhões de veículos. Mas muita gente aposta em vendas acima desse patamar. O próprio ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, acredita na expansão do mercado este ano e os presidentes da Ford, Marcos Oliveira, e da Fiat, Cledorvino Belini, afirmaram ontem (11) que já apostam em crescimento em relação ao ano passado. Belini, assim como Marcos Munhoz, diretor de vendas da GM, admitiram que subestimaram o poder de compra do consumidor e reduziram a produção no primeiro trimestre. Agora estão ampliando a produção para atender a demanda.

O presidente da Anfavea, Jackson Schneider, acha, no entanto, que o bom desempenho do mercado foi unicamente graças à redução do IPI. A indústria quer a prorrogação da redução do imposto, embora Jackson não acredite que isso vá acontecer. Lutar contra imposto é uma questão de princípio para parte do empresariado, que só dá valor para a arrecadação pública quando precisa dos préstimos do governo.

O dirigente estima que a queda de vendas de janeiro a abril teria sido de 20 % a 30% se o IPI não tivesse sido reduzido. E deixa transparecer que, se o benefício acabar em junho, as vendas no segundo semestre deverão cair. De fato poderão cair, se as montadoras aumentarem os preços dos seus carros, o que certamente farão. Por enquanto as montadoras não estão reajustando as tabelas, mas também não estão dando descontos e bônus para as concessionárias, o que é comum no mercado. Se o fim da redução do IPI vier acompanhado de aumentos de preços, aí sim o consumidor vai se afastar das compras. Mas, nesse caso, não será honesto culpar o fim do benefício do IPI por uma eventual queda de vendas.

A propósito, fiz um levantamento para verificar qual o aumento real de preço de cada carro no mercado de outubro (antes da redução do IPI) até hoje. Estima-se que a redução de sete pontos percentuais do IPI resultaria em uma redução de 5% no preço final do veículo. Pois apenas 100, dos 717 carros comercializados no Brasil (considerando todas as opções de motor, acabamento e carroceria) tiveram queda de preço entre 4% e 5% no período.

Todos os demais 617 modelos tiveram comportamento bem diferente, o que prova que a redução do imposto não foi determinante para a formação do preço final do carro e, portanto pouco influiu financeiramente na espetacular recuperação de vendas verificada este ano.

Nada menos do que 103 carros tiveram queda de preço de mais de 10% no período outubro-abril. Em alguns casos os descontos passaram de 20%, entre eles, quatro carros da Hyundai, não por acaso a marca que mais cresceu em vendas no mês passado. Santa Fé (-27,0%), Azera 2.2 automático (-22,4%), Tucson 2.7 (-21,9%) e o Tucson 4x2 (-21,3%) estão entre os carros que mais caíram de preço.

O Passat 3.2 está sendo vendido a 26,8% mais barato, o Subaru Forester caiu 22,7%, e o Sportage está custando 21,7% menos. Ainda com desconto de mais de 20% estão o Nissan Pathfinder SE (-20,7%) e o Passat 2.0 (-20,6%). Repare que a maioria dos carros com os maiores descontos nem mesmo foi beneficiada pela redução do IPI, porque têm motor acima de 2000cc.

Outra dezenas de modelos, ao contrário, teve aumento de preço de mais de 5% no período. É o caso do BMW 335i Sport (+9,3%), do Mitsubishi Outlander 3.0 (+8,9) e o Jipe Troller T-4 3.0 4x4 (+4,7).

Os números mostram que não há controle do preço e que o benefício da redução do imposto já foi engolido pelo mercado.

Veja ao abaixo a relação dos carros que mais subiram de preço e os que mais caíram de outubro de 2008 a abril de 2009.

Texto: Joel Leite









quinta-feira, 14 de maio de 2009

Audi RS5 aparece com aerofólio traseiro retrátil

Em testes de alta velocidade em Nürburgring, modelo deve ter V10 biturbo de 580 cv


Foi Flagrado o RS5 pela primeira vez em Agosto do ano passado, em testes de alta temperatura em um deserto dos EUA. Mais agora, em uma ambiente mais de acordo com sua proposta, o desafiador circuito de Nürburgring. Com exceção da ausência de saídas de escape ovais, que o tornariam muito óbvio, a dianteira do carro entrega que ele é um legítimo RS. Além disso, as novas fotos do veículo mostra que ele terá um aerofólio traseiro retráctil, que deve se elevar apenas quando velocidades mais altas o exigem.


Assim que começar a ser vendido, o modelo trará as tais saídas duplas ovais, mais esportivas, uma marca registrada dos veículos mais fortes da Audi. Ainda não se sabe qual será o motor do novo cupê esportivo da marca das quatro argolas, mas é bem provável que seja o mesmo V10 biturbo de 580 cv. A data de lançamento também é uma incógnita, mas é certo que o BMW M6 já se prepara para a concorrência.

quarta-feira, 13 de maio de 2009

ESPORTIVO:

Wiesmann GT MF5 se torna carro-madrinha da FIA GT
Modelo equipado com o V10 do BMW M5 acelera de 0 a 100 km/h em 3,9 s

Andar na frente de carros como Ferrari, Aston Martin, Porsche e Maserati não é para qualquer um. Talvez seja por isso que a FIA GT, categoria de competição que congrega esses veículos, tenha escolhido o Wiesmann GT MF5 para ser o carro-madrinha (ou safety car) das oito provas do campeonato.

Baseado no Wiesmann GT, o GT MF5 não se diferencia pelas dimensões. Ele, como seu irmão mais simples, tem 4,22 m de comprimento, 1,86 m de largura e 1,22 m de altura, com 2,51 m de entreeixos. Só é mais pesado: tem 1.380 kg, contra 1.280 kg do GT. Isso se explica pelo belo motor que está sob o capô: o mesmo do BMW M5.

Este V10 de 5 litros e apreciador de giros altos gera 507 cv a 7.750 rpm e leva o Wiesmann GT MF5 de 0 a 100 km/h em 3,9 s, mesmo tempo registrado pelo novo canhão da BRABUS, o Bullit. E o sedã derivado do Mercedes-Benz Classe C tem 730 cv! A máxima do MF5 é de 310 km/h, mas o que o carro traz de melhor não é a preocupação com recordes e sim sua excelente dirigibilidade. A distribuição de peso fica em 50% para cada eixo, com apenas 2,7 kg/cv. Como o motor fica na dianteira e a tração é traseira, nota-se o belo trabalho de engenharia realizado no modelo.

A transmissão, de sete velocidades, é a SMG, também tradicional na BMW, mas tanto ela quanto o motor devem sumir do portfólio da marca da Baviera em favor de modelos aperfeiçoados. O câmbio dará lugar a uma transmissão de dupla embreagem e o motor deverá ganhar pouco menos de 70 cv. Esses benefícios, obviamente, se estenderão ao MF5.

Apesar de ter sido mostrado em Frankfurt, o lançamento do MF5 será só em meados do ano que vem. Com isso, a Wiesmann ganha tempo para aperfeiçoar seu veículo e também para esperar os melhoramentos que o M5 receberá. O preço do cupê ficará em 178,9 mil euros, preço na Europa e sem incluir impostos. Em reais, isso dá pouco mais de R$ 500 mil.

Fonte: webmotors

terça-feira, 12 de maio de 2009

DICA: Tempra 2.0, ano 1996

problema: passou na lombada e apagou

O veículo chegou até a oficina guinchado.
O cliente relatou que o carro estava bem e depois de um lombada o motor falhou, estourou, morreu e não pegou mais. Verificamos toda a parte de ignição a nada foi encontrado. com o auxílio de um scanner, verifiquei a injeção eletrônica e percebemos que no teste dos sensores, o de retação apresentava oscilações muito fortes na partida.
Ao examiná-lo, notamos que seu cabo estava raspando em uma das correias estragando a peça.
A solução foi trovar o sensor de rotação e fixar seu cabo corretamente para que não valte a se soltar.

domingo, 10 de maio de 2009

REPORTAGEM:


Relambrando um clássico a Seat apresenta o Ibiza Bocanegra

O Salão do automóvel de Barcelona serviu de palco para apresentação da versão Bocanegra do Seat Ibiza. O modelo é baseado no conceito que antecipou as linhas do hatch, e que usava o mesmo nome desta nova versão com apelo esportivo. A esportividade ficará tanto por conta do visual quanto pelos motores de até 180 cv.

O significado do nome Bocanegra é bem perceptível mesmo para quem não fala espanhol, mas caso não entenda apenas olhe para a frente do hatch. Os detalhes na cor preta ficam por conta do para-choques, faróis com máscara negra, teto, retrovisores, além do interior onde predomina essa cor, com detalhes vermelhos e o logo cromado da Seat.

O Ibiza Bocanegra quer conquistar os verdadeiros fãs da marca, que ainda possuem ou admiram o Seat 1200 Sport Bocanegra, um carro espanhol de 1975 que era marcado pela frente preta, sem importar a cor do restante da carroceria. O propulsor era 1.2 de 67 cavalos. Parece pouco, mas garantia alguma diversão ao volante. O cambio era de 4 marchas.


Os motores do Seat Bocanegra do século XXI são bem mais potentes. Estamos falando do bloco 1.4 TSI turbo com duas configurações diferentes, rendendo 150 ou 180 cavalos de potência. O primeiro equipa o Ibiza FR, já o mais potente é o coração do Ibiza Cupra. O motorista ficará bem acomodado no interior para aproveitar toda essa potência.


O habitáculo é preto e possui vários detalhes na cor vermelha, entre eles a costura dos bancos, do volante anatômico que possui alavancas de troca de marcha, a iluminação do console central, do painel e a cor da paixão também é usada no logotipo que identifica a versão, um ‘B’ espalhado por algumas partes do interior, como o volante.

Seguindo no visual, as rodas são de aro 17 com desenho exclusivo, parte inferior do para-choques traseiro em plástico com saída única de escape central, inscrição da versão na tampa do porta-malas, revestimento especial dos bancos, pedaleiras em alumínio, volante com base achatada, etc.


Fonte: motorpasion

quinta-feira, 7 de maio de 2009

REPORTAGEM:

Este se deu bem!!!

A fazenda, modesta, estava abandonada há 15 anos.
Os antigos proprietários faleceram sem deixar herdeiros.
Depois de longo processo, o estado tornou-se proprietário do imóvel e decidiu leiloá-lo. Não houve interessados, já que o comprador deveria assumir a conta de quinze anos de impostos atrasados.
Como a propriedade estava abandonada e o tal galpão fortemente lacrado, ninguém se interessou em abri-lo. Um americano, de Nova York, acabou comprando as terras, e o galpão, por menos da metade do preço inicial.
Curioso, comprou um gerador e contratou uma equipe para cortar as portas de aço.
Um americano comprou uma propriedade em Portugal com um galpão fechado.
As portas de aço estavam soldadas. Quando foram abertas..... surpresa !!!

ele encontrou !!!




Aston Martin?

Lancia Flaminia Coupé

Opel GT, Lotus Elan FHC, Lotus Super Seven Series IV, Lotus Elan DHC.

Abarth 1300 Scorpione

Porsche 356, Austin Healey Sprite MkII, Volvo PV 544, Ford Y?

American (inspired) design

Interior of Alfa Romeo

Lancia Flaminia Coupé, Peugeot 504 cabriolet & 404 cabriolet.

Mini, Alfa 1900 Super Sprint, Balilla.

Fiat Topolino II, Triumph TR4, Peugeot 202.

BMW V8, Formula racers, Chryslers, Mercedes, Austin A30.

Formula racers, Chryslers, Mercedes, Austin A30.



O valor total dos carros é superior a 35 milhões de dólares!!!